terça-feira, 12 de março de 2013

Como é formado o estado nação?


                     Como é formado o estado nação?


Estado é um conjunto de pessoas organizadas politicamente, em um território definido, regidos por leis comuns a todos onde a lei máxima geralmente é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo soberano reconhecido internamente e externamente.


O conceito de nação extrapola essa perspectiva política, estando intimamente ligado a fatores tais como tradições culturais comuns como religião, língua ou origem étnica, elementos histórico geográficos e principalmente pelo sentimento de coesão dos indivíduos em torno de objetivos comuns, e apesar de preservada a invidualidade de cada membro da nação, todos agem como se tivessem uma mesma origem e seguissem um mesmo caminho, como se trilhassem um destino comum.


Um grupo pode constituir uma nação sem ter um Estado, como por exemplo os povos indígenas, grupos com forte sentimento de nação que muitas vezes não tem qualquer identificação com o Estado que administra atualmente o território do qual eles se julgam os possuidores. Assim como também pode existir um Estado cujos habitantes não se considerem uma nação, como por exemplo no caso de invasões em que um ditador domina um território, e no entanto não existe nenhuma idendidade cultural.


O Estado-Nação se forma ao longo da história, à medida que existe identidade cultural e social no povo que habita um Estado. O Estado-Nação é uma entidade histórica que encarna princípios de unificação coletiva e cultural, de identidade e de direitos de povos diversificados pela raça, pela cultura ou pela geografia e que integram a grande diversidade do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário